Esta
extensão em BIODANZA
CLÍNICA E SOCIAL,
reconhecida e validade pela IBF,
International Biocentric Foundation, é desenvolvida há vários anos
na América e na Europa por uma equipe
de didatas reconhecidos,
liderada por Maria
Lúcia Pessoa,
referência mundial da Biodanza Clínica e Social, de que faz parte
também Claudia
Altamirano,
Diretora da Escola de Biodanza de Sevilha.
As duas didatas são
responsáveis pela organização desta 2ª edição da Extensão na
Europa, depois do grande sucesso da 1ª, e incorporaram novos
desenvolvimentos e experiências que o projeto gerou na 1ª edição.
Toda a formação e todos os materiais serão em Português.
A
Extensão tem o formato de uma formação de qualidade que permite
desenvolver projetos profissionais consistentes e viáveis no âmbito
da Biodanza clinica e Social. É, portanto, uma formação
aprofundada, que
abrange a vasta gama de grupos, de patologias e as áreas de acção
clínica e social, num total de 160 horas (72 presenciais e 88 não
presenciais) distribuídos da seguinte forma:
2
Encontros Presenciais
de quatro dias cada um (o 1º de 05 a 08 dezembro de 2015 e o 2º em
março 2016), com intervalo entre eles para permitir a assimilação
e o estudo
- Vivências e experiências didáticas: fomentando o desenvolvimento de competências e fortalecendo a identidade profissional.
- Estudo de caso: acompanhamento o processo evolutivo individual.
- Estratégias metodológicas para o desempenho profissional
ATIVIDADES
NÃO PRESENCIAIS:
- Grupo de estudo ou individual
- Projeto Projeto de Intervenção
Organizámos também o alojamento com pensão
completa no mesmo local do Encontro, num ambiente natural e muito
confortável, o Complejo
Hotelero Lantana Garden
Para os interessados com
maiores dificuldades económicas, dispomos alguns lugares em casas de
companheir@s da Biodanza.
escueladebiodanzadesevilla@gmail.com
ou por telefone (+34) 690 002 216
Porquê
a Formação em Biodanza Clínica?
Biodanza
mobiliza emoções e sentimentos dentro de um processo onde interagem
fenómenos individuais e grupais sistematizados tendo por base uma
metodologia que busca a melhoria da saúde integral e a qualidade de
vida. Estas dimensões, que se apresentam fortemente em todo trabalho
com os grupos de Biodanza, requerem do@s Facilitador@s uma formação
permanente que lhes permita sustentar e conduzir processos de
iniciação e aprofundamento e acrescentar mais qualidade ao seu
desempenho enquanto Facilitador@.
Por
outro lado, o aumento
crescente da intervenção da Biodanza em âmbitos clínicos e
sociais,
como por exemplo,
- Vítimas (de acidentes, catástrofes, por exemplo)
- Fibromialgia
- Doenças mentais
- Doenças psicossomáticas
- Cuidador@s
- Grupos de auto-ajuda
- Projetos de integração,
- entre outros,
gera
a necessidade da aquisição de conhecimentos, habilidades e de
ferramentas específicas para uma abordagem adequada aplicada a estes
âmbitos, desenvolvendo estratégias de intervenção sustentáveis e
eficientes.
Uma
formação contínua que permite a colocação comum dos temas de
forma supervisionada, para compreender e orientar o trabalho como
Facilitaror@s de Biodanza em grupos e âmbitos variados, amplia
notavelmente a possibilidade de gerar e desenvolver novos projetos
bem como um desenvolvimento próspero e abundante de nossa profissão,
da nossa vocação.
Objetivos:
- Reconhecer a Biodanza como um processo de desenvolvimento, continuidade e regularidade na aplicação: ação diagnóstica, terapêutica, preventiva e de reabilitação.
- Intensificar a visão sistémica e contextualizada de saúde e da doença.
- Estabelecer um programa de “tratamento” que focalise os níveis de promoção da saúde.
- Interagir com outros profissionais com a finalidade de ampliar a visão do diagnóstico e melhorar os processos de intervenção.
- Desenvolver um olhar crítico e cuidado para identificar as matizes de comportamento e de movimento corporal como indicadores da doenças.
- Diagnosticar eficientemente tendo em conta a multiplicidade de causas dos síntomas, identificando os potenciais de saúde para elaborar um programa de ações restauradoras.
- Identificar as mudanças possíveis tendo em vista as circunstâncias e os limites dos implicados.
- Acompanhar o processo de desenvolvimento evolutivo de forma sistematizada.
- Criar um entorno enriquecido que proporcione uma efetiva a promoção dos cuidados em saúde.
- Promover a integração da Biodanza Clínica em instituições de saúde.
Conteúdo:
- O Paradigma Biocêntrico
- Identidade profissional em Biodanza Clínica
- Saúde mental
- Saúde e doença
- Sistema de reabilitação existencial em diversos quadros clínicos
- Neurociência: base científica da clínica biocêntrica
- Metodologia e aplicações em Biodanza Clínica. Durante o curso são estudados os procedimentos de intervenção específica nos diferentes níveis de cuidados na saúde:
- Saúde primária; prevenção, promoção, desenvolvimento.
- Saúde secundária: diagnóstico precoce, tratamento, prevenção de séquelas.
- Saúde terciária: reabilitação e melhoria da qualidade de vida.
- Aplicação da Biodanza em diferentes contextos específicos; doença mentais, incapacidade, transtornos de alimentação, cuidadores, voluntariado, imigrantes, pacientes oncológicos, entre outros.