Extensão de BIODANZA CLÍNICA E SOCIAL



Esta extensão em BIODANZA CLÍNICA E SOCIAL, reconhecida e validade pela IBF, International Biocentric Foundation, é desenvolvida há vários anos na América e na Europa por uma equipe de didatas reconhecidos, liderada por Maria Lúcia Pessoa, referência mundial da Biodanza Clínica e Social, de que faz parte também Claudia Altamirano, Diretora da Escola de Biodanza de Sevilha.



As duas didatas são responsáveis pela organização desta 2ª edição da Extensão na Europa, depois do grande sucesso da 1ª, e incorporaram novos desenvolvimentos e experiências que o projeto gerou na 1ª edição. Toda a formação e todos os materiais serão em Português.



A Extensão tem o formato de uma formação de qualidade que permite desenvolver projetos profissionais consistentes e viáveis no âmbito da Biodanza clinica e Social. É, portanto, uma formação aprofundada, que abrange a vasta gama de grupos, de patologias e as áreas de acção clínica e social, num total de 160 horas (72 presenciais e 88 não presenciais) distribuídos da seguinte forma:



2 Encontros Presenciais de quatro dias cada um (o 1º de 05 a 08 dezembro de 2015 e o 2º em março 2016), com intervalo entre eles para permitir a assimilação e o estudo


  • Fundamentos Teóricos para uma prática clínica biocêntrica.
  • Vivências e experiências didáticas: fomentando o desenvolvimento de competências e fortalecendo a identidade profissional.
  • Estudo de caso: acompanhamento o processo evolutivo individual.
  • Estratégias metodológicas para o desempenho profissional



ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS:

  • Grupo de estudo ou individual
  • Projeto Projeto de Intervenção

 Organizámos também o alojamento com pensão completa no mesmo local do Encontro, num ambiente natural e muito confortável, o Complejo Hotelero Lantana Garden Para os interessados com maiores dificuldades económicas, dispomos alguns lugares em casas de companheir@s da Biodanza.






Informações e reservas através email

escueladebiodanzadesevilla@gmail.com ou por telefone (+34) 690 002 216




Porquê a Formação em Biodanza Clínica?
Biodanza mobiliza emoções e sentimentos dentro de um processo onde interagem fenómenos individuais e grupais sistematizados tendo por base uma metodologia que busca a melhoria da saúde integral e a qualidade de vida. Estas dimensões, que se apresentam fortemente em todo trabalho com os grupos de Biodanza, requerem do@s Facilitador@s uma formação permanente que lhes permita sustentar e conduzir processos de iniciação e aprofundamento e acrescentar mais qualidade ao seu desempenho enquanto Facilitador@.

Por outro lado, o aumento crescente da intervenção da Biodanza em âmbitos clínicos e sociais, como por exemplo,

  • Vítimas (de acidentes, catástrofes, por exemplo)
  • Fibromialgia
  • Doenças mentais
  • Doenças psicossomáticas
  • Cuidador@s
  • Grupos de auto-ajuda
  • Projetos de integração,
  • entre outros,
gera a necessidade da aquisição de conhecimentos, habilidades e de ferramentas específicas para uma abordagem adequada aplicada a estes âmbitos, desenvolvendo estratégias de intervenção sustentáveis e eficientes.

Uma formação contínua que permite a colocação comum dos temas de forma supervisionada, para compreender e orientar o trabalho como Facilitaror@s de Biodanza em grupos e âmbitos variados, amplia notavelmente a possibilidade de gerar e desenvolver novos projetos bem como um desenvolvimento próspero e abundante de nossa profissão, da nossa vocação.


Objetivos:
  • Reconhecer a Biodanza como um processo de desenvolvimento, continuidade e regularidade na aplicação: ação diagnóstica, terapêutica, preventiva e de reabilitação.
  • Intensificar a visão sistémica e contextualizada de saúde e da doença.
  • Estabelecer um programa de “tratamento” que focalise os níveis de promoção da saúde.
  • Interagir com outros profissionais com a finalidade de ampliar a visão do diagnóstico e melhorar os processos de intervenção.
  • Desenvolver um olhar crítico e cuidado para identificar as matizes de comportamento e de movimento corporal como indicadores da doenças.
  • Diagnosticar eficientemente tendo em conta a multiplicidade de causas dos síntomas, identificando os potenciais de saúde para elaborar um programa de ações restauradoras.
  • Identificar as mudanças possíveis tendo em vista as circunstâncias e os limites dos implicados.
  • Acompanhar o processo de desenvolvimento evolutivo de forma sistematizada.
  • Criar um entorno enriquecido que proporcione uma efetiva a promoção dos cuidados em saúde.
  • Promover a integração da Biodanza Clínica em instituições de saúde.
 
Conteúdo:
  • O Paradigma Biocêntrico
  • Identidade profissional em Biodanza Clínica
  • Saúde mental
  • Saúde e doença
  • Sistema de reabilitação existencial em diversos quadros clínicos
  • Neurociência: base científica da clínica biocêntrica
  • Metodologia e aplicações em Biodanza Clínica. Durante o curso são estudados os procedimentos de intervenção específica nos diferentes níveis de cuidados na saúde:
  • Saúde primária; prevenção, promoção, desenvolvimento.
  • Saúde secundária: diagnóstico precoce, tratamento, prevenção de séquelas.
  • Saúde terciária: reabilitação e melhoria da qualidade de vida.
  • Aplicação da Biodanza em diferentes contextos específicos; doença mentais, incapacidade, transtornos de alimentação, cuidadores, voluntariado, imigrantes, pacientes oncológicos, entre outros.